Data: 17-05-2012
Criterio: B1ab(iii)
Avaliador: Pablo Viany Prieto
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG: Marcelo
Especialista(s):
Justificativa
Bulbostylis smithii é uma espécie com distribuição restrita à Serra do Cipó, no Estado de Minas Gerais, onde ocorre em Campos Rupestres e Campos Cerrados. A EOO é de 268,16 km² e o número de situações de ameaça é inferior a cinco. A espécie está sujeita ao declínio na qualidade e extensão dos seus hábitats devido à incidência de queimadas, às atividades turísticas que ocorrem na região e também à expansão urbana.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Bulbostylis smithii Barros;
Família: Cyperaceae
Endêmica da Serra do Cipó, Minas Gerais (Alves et al., 2009b).
Erva perene, rara, que habita os campos rupestres da Serra do Cipó e se reproduz principalmente de forma assexuada. Fértil de junho a agosto e polinizada pelo vento.
1.7 Fire
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
queimadas (Vasconcelos et al., 2008).
1.4 Infrastructure development
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
a expansão urbana na região central do Espinhaço (Vasconcelos et al., 2008).
1.4.3 Tourism/recreation
Incidência
local
Severidade
medium
Detalhes
Por sua expressiva beleza cênica e atrativos naturais, esta região vem se constituindo num alvo de mudanças socioespaciais ocasionadas pelo afluxo cada vez maior de visitantes e turistas, além da crescente ocupação caracterizada pelas segundas residências de lazer. Tal fluxo turístico e ocupação exógena adquiriu expressão a partir do final dos anos sessenta e vem aumentando significativamente nos dias atuais (Oliveira, 2002).
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes
Na região central do Espinhaço, foram identificadas como principais ameaças: a mineração, a expansão urbana, o turismo descontrolado, a criação de gado e as queimadas (Vasconcelos et al., 2008).
1.3.1 Mining
Incidência
local
Severidade
very high
Detalhes
mineração na Região central do Espinhaço (Vasconcelos et al., 2008).
1.1.4 Livestock
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
a criação de gado (Vasconcelos et al., 2008).
1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Citada no Anexo I da Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA, 2008) e na Lista da Biodiversitas da Flora Ameaçada de Extinção, na categoria "Vulnerável" (VU) (Biodiversitas, 2005).
4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre no PARNA Serra do Cipó, Jaboticatubas - MG.
- ALVES, M.; ARAUJO, A. C.; VITTA, F. Cyperaceae. Conservação Internacional do Brasil, 2009. 154-158 p.
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.
- VASCONCELOS, M. F.; LOPES, L. E.; MACHADO, C. G.; RODRIGUES, M. As aves dos campos rupestres da Cadeia do Espinhaço: diversidade, endemismo e conservação. Megadiversidade, v. 4, n. 1-2, p. 221-241, 2008.
- OLIVEIRA, H.G.; MURTA, S.M.; ALBANO, C.TERRITóRIO BRASILIS. Construindo com a paisagem: um projeto para a Serra do Cipó. Interpretar o patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2002.
- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.
CNCFlora. Bulbostylis smithii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Bulbostylis smithii
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 17/05/2012 - 19:42:36